Linhas de pesquisa
HOME / LINHAS DE PESQUISA
ECOA LAB PESQUISAS
NOSSAS
PESQUISAS
As nossas ações estão alinhadas com a agenda global que aborda os principais desafios do mundo
Nós desenvolvemos trabalhos de ecologia e conservação em diversas áreas, desde a floresta amazônica aos recifes de coral, incluindo experimentos em laboratório. Nossos trabalhos têm como plano de fundo os desafios impostos por um mundo em rápida mudança, onde as pressões antrópicas exercidas sobre ecossistemas são crescentes.
Poluição por
plástico
A humanidade está navegando fora da zona segura para o limite planetário referente aos poluentes (i.e. novas entidades), com a poluição por plástico desempenhando um papel central nesta história. A poluição por plástico é ubíqua em todos os sistemas da Terra. O plástico também está se acumulando nos organismos vivos, com sua ingestão registrada para mais de 1500 espécies, de zooplâncton a elefantes, de insetos a baleias, incluindo os seres humanos. É neste contexto de crise socioambiental que as atividades de pesquisa do nosso laboratório se desenvolvem, avaliando o acúmulo e o fluxo do plástico em diferentes ecossistemas, tentando entender as causas e consequências da ingestão de plástico, desenvolvendo metodologias para avaliação da poluição por plástico e trabalhando no desenvolvimento de políticas públicas para mitigar o problema.
Ecologia em um mundo em rápida mudança
Ecologia em um mundo em rápida mudança
Nós vivemos em um mundo em rápida mudança, onde as atividades humanas estão alterando os ecossistemas de maneira intensa e persistente. Nas últimas décadas este processo de modificação da paisagem se intensificou, hoje temos mais de 80% da terra sob múltiplos impactos humanos. Neste contexto, nós exploramos as relações entre os sistemas ecológicos e as atividades humanas. Nós investigamos como as alterações causadas pelos humanos, como mudanças climáticas, degradação e perda de habitats e poluição, afetam a dinâmica dos ecossistemas e a biodiversidade.
Biologia e
Conservação de
espécies ameaçadas
O planeta está passando por uma grande perda de biodiversidade, com mais de um milhão de espécies ameaçadas de extinção e um decréscimo populacional médio de 70% desde a década 1970. Entender a biologia das espécies ameaçadas é fundamental para desenvolvermos estratégias de manejo e conservação mais efetivas. Neste cenário, de uma rápida perda de biodiversidade e da urgência do desenvolvimento de estratégias de conservação, que desenvolvemos projetos que visam prover conhecimento sobre a biologia das espécies ameaçadas e a avaliar a efetividade de estratégias de manejo e conservação.